Estudantes de Sapucaia do Sul participam de visita guiada no Palácio da Justiça
Na tarde desta quinta-feira , o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul promoveu uma visita guiada ao Palácio da Justiça para alunos do Curso Técnico de Administração do Instituto de Educação Estadual Rubén Darío, de Sapucaia.
Ao todo, 32 estudantes participaram da dinâmica conduzida pelos servidores do Memorial. Durante a visita, além de acompanharem a exposição em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça do RS, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a exposição 'Juizados Especiais', que está completando 40 anos.
"A exposição celebra esses 40 anos e faz parte da 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais, contando a história do desenvolvimento do Juizado no Estado. É uma iniciativa que, desde sua criação, busca garantir o acesso à justiça para pessoas menos favorecidas", explica a estagiária do Memorial, Maria Eduarda.
A professora de Administração e Direito Priscila Granella contou que a visita foi uma oportunidade única para os estudantes. "No curso de Administração, os alunos têm algumas disciplinas de Direito. Vivenciar e conhecer o funcionamento das normas jurídicas e as principais atualizações contribuirá de forma positiva ao decorrer de suas vidas profissionais e, com certeza, despertará o interesse em cursar Direito ou uma área relacionada", relatou a docente.
A aluna Brenda Yasmim, de 16 anos, relatou que a visita foi muito interessante. "Consegui aprender mais sobre a história de Porto Alegre e sobre o inicio do Tribunal de Justiça. Também achei interessante que o Palácio proporciona casamentos coletivos", contou a estudante.
A visita
Os alunos contemplaram os persos detalhes da exposição, localizada no térreo do Palácio da Justiça, que conta a cronologia dos edifícios do Tribunal de Justiça ao longo de 150 anos de história. Depois, fizeram uma roda de conversa sobre persos temas do âmbito jurídico.
Aos grupos interessados em participar do projeto, basta contatar a equipe do Memorial do Judiciário pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br.